quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O playground da vida


     Hoje pela manhã mecanicamente acordei, tomei o café da manhã, vesti-me e fui ao trabalho. Seria mais um dia, ou um dia a menos, na minha vida não fosse pelo fato de no meio do caminho meus olhos se fixarem num playground no meio de uma praça. Um velho e colorido playground. Ele sempre esteve ali e nunca me chamara atenção, porém hoje haviam três crianças tentando escalar um brinquedo: A primeira estava assustada com o tamanho do brinquedo e com receio de escalá-lo; A segunda estava entrelaçada nas entranhas da estrutura e se esforçando para não cair; e a terceira estava no topo do brinquedo, com os braços abertos, sorrindo e acenando para quem estivesse próximo. Fiquei hipnotizado pela cena e, por breves minutos, sai da rotina e divaguei...  
     A vida, o ano, ou mesmo o dia é um playground. E como de um olhar de uma criança podemos encará-lo como um monstro, um brinquedo, um desafio. Vários caminhos podem ser tomados, inúmeras possibilidades podem ser feitas, o sucesso e o fracasso andam lado a lado. Você pode escolher escalá-lo ou não. O tamanho da queda é proporcional ao risco? E após o impacto? Será capaz de levantar novamente? Ficará com sequelas? A coragem de dizer não também é um aprendizado.
     Mas às vezes certos riscos e atitudes são necessárias para que se possa transcender seus limites e chegar ao desconhecido: o topo do maior brinquedo do playground, um mundo novo com mais mil caminhos a serem tomados. Certamente estaremos expostos a mais dezenas de outros riscos. Arriscar e errar faz parte do caminho da vida, mas devemos aprender e ser sensatos com nossos erros, nunca subestimá-los, ponderar nossas escolhas. No caminho da vida você vai cair pra poder aprender a se levantar e você vai tropeçar pra aprender a firmar seus passos...
     Aquele garoto, às 07:30 da manhã, já alcançava um objetivo do seu dia, e gozava totalmente de tê-lo feito.
     Hoje, no topo do brinquedo mais alto do meu playground tem uma cerveja e uma piscina, ...   amanhã quem sabe...


Segue o rock...

Nenhum comentário:

Postar um comentário